A urbanização, por se tratar de um processo, se concretiza quando o percentual da população urbana é superior ao da população rural.
Sobre a urbanização mundial, é correto afirmar:
A urbanização atual é mais acelerada na América Latina, porque, nesse subcontinente, existe o predomínio do processo de metropolização.
As megacidades, além de possuírem um grande número de habitantes, exercem funções de cidades globais, devido fato de apresentarem um elevado grau de infraestrutura urbana.
O conceito de rede urbana está relacionado a um conjunto de cidades com o idêntico nível de hierarquia urbana, articuladas, por essa razão, fisicamente e funcionalmente.
A especulação imobiliária constitui um forte mecanismo de prevenção da segregação espacial que ocorre nas cidades e do fenômeno da conurbação.
O processo de urbanização, marcante no mundo contemporâneo, apresenta características distintas, conforme o grau de desenvolvimento econômico, de modo que, nos países subdesenvolvidos, está associada, dentre outros fatores, à concentração fundiária, o que estimula o êxodo rural.