A urbanização brasileira teve um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, junto com a industrialização. Hoje, o nível de urbanização da população brasileira corresponde ao dos países de antiga urbanização. Entretanto, do ponto de vista regional, persistem diferenças que refletem as disparidades econômicas regionais.
Analise as seguintes afirmativas sobre a urbanização regional brasileira.
I. Região que conheceu uma urbanização lenta e limitada até o início da década de 1970. A estrutura agrária baseada na propriedade familiar e policultora, restringia a transferência da população para o meio urbano. Nas últimas décadas a mecanização da agricultura e a concentração da propriedade fundiária impulsionaram o êxodo rural.
II. Foi a segunda região mais urbanizada do país há algumas décadas; tendo-se transformado na menos urbanizada na década de 1980. A elevada participação da população urbana, até o final da década de 1960, refletia a reduzida população total da região, bastante concentrada nas grandes cidades. O fluxo de imigrantes e as frentes pioneiras agrícolas restringiram, nas últimas décadas, o crescimento relativo da população urbana regional.
III. Nesta região a população urbana ultrapassou a rural na década de 1950. A fase de urbanização acelerada encerrou-se há duas décadas. A elevada participação urbana no conjunto da população regional expressa um estágio avançado de modernização econômica com profunda transformação da economia rural e subordinação da agropecuária à indústria.
Os textos das afirmativas se referem, respectivamente, às Regiões
I - Centro-Oeste, II - Sul, e III - Sudeste.
I - Nordeste, II - Norte, e III - Sul.
I - Sul, II - Norte, e III - Sudeste.
I - Sul, II - Centro-Oeste, e III Nordeste.
I - Sudeste, II - Norte, e III - Sul.