A urbanização brasileira intensificou-se a partir dos anos 1940/1950. Decorreu do êxodo rural e do desenvolvimento industrial que impulsionou a atração populacional para as cidades e dinamizou as atividades comerciais e de serviços nesses espaços. Esse processo teve um caráter concentrador e excluiu boa parte da sociedade de seus benefícios, em função da sua velocidade e das dificuldades do poder público em acompanhar as demandas surgidas.
Principalmente a partir dos anos 1990, vêm se delineando novas tendências no processo de urbanização brasileiro. Assinale a opção que não compõe esse quadro de tendências.
A expansão das áreas de ocupação irregular e de condomínios fechados nas zonas próximas aos grandes centros urbanos.
Ritmo de crescimento menos acelerado das cidades grandes, entre elas as metrópoles, e intensificação no ritmo de crescimento das cidades médias.
Redução do custo de vida nas metrópoles, tendo em vista o aumento na oferta de produtos e serviços e a redução no ritmo de crescimento destas.
Diminuição do ritmo das migrações inter-regionais.
A transferência de indústrias para as cidades médias, aumentado a oferta de emprego que se soma a outras vantagens como o menor custo de vida, menor índice de criminalidade entre outras.