A unitarização de medicamentos nada mais é do que se fazer boas práticas para que se possa preparar doses únicas e fazer com que os medicamentos sejam ofertados para os pacientes em dose única. Sobre a unitarização de medicamentos assinale a alternativa incorreta:
A farmácia deve assegurar a qualidade microbiológica, química e física de todos os medicamentos submetidos à preparação de dose unitária.
O prazo de validade dos produtos submetidos à preparação de dose unitária varia em função do tipo de operação realizada.
A preparação de doses unitárias e a unitarização de doses de medicamentos é de responsabilidade do médico ou do enfermeiro. Ao farmacêutico compete o correto armazenamento das doses.
A embalagem primária do produto submetido à preparação de doses unitárias deve garantir que as características do medicamento não sejam alteradas.
No caso de fracionamento em serviços de saúde onde há o rompimento da embalagem primária, o prazo de validade será, quando não houver recomendação específica do fabricante, de no máximo 25% do tempo remanescente constante na embalagem original, desde que preservadas a segurança, qualidade e eficácia do medicamento.