A unidade de medida da diferença de potencial elétrico (ddp) no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule por coulomb (J/C) ou volt (V). A unidade de medida da força eletromotriz (fem) no SI também é o joule por coulomb ou volt. Embora as duas grandezas (ddp e fem), tenham a mesma unidade de medida, elas não podem ser tratadas como sinônimos, pois representam grandezas físicas diferentes.
Com relação aos conceitos físicos de fem e de ddp é INCORRETO afirmar.
A definição da diferença de potencial elétrico (ddp) envolve o trabalho realizado pela força eletrostática para transportar uma unidade de carga elétrica entre dois pontos, sendo que o trabalho dessa força independe da trajetória executada entre os dois pontos.
A definição da força eletromotriz (fem) envolve o trabalho realizado por uma força não-conservativa para transportar uma unidade de carga elétrica entre dois pontos. Se a força é não-conservativa, o trabalho desta força depende da trajetória executada.
De acordo com a Lei de Faraday-Lenz, a taxa de variação do fluxo magnético através de uma superfície delimitada por um contorno produz uma fem induzida ao longo deste contorno. Esta fem induzida não pode ser definida entre dois pontos distintos sobre o contorno, mas entre um ponto e ele mesmo.
A fem induzida sobre uma espira fechada, produzida pela variação temporal do fluxo magnético através da área delimitada pelo contorno da espira, equivale à ddp entre dois pontos quaisquer sobre a espira. Esta ddp é a responsável pela corrente induzida que percorre o trecho da espira entre os dois pontos considerados.
Em situação de circuito aberto, a fem de uma pilha tem o mesmo valor que a ddp entre os terminais desta pilha. Na situação de circuito fechado, o valor da ddp é menor do que a fem por um valor proporcional à corrente elétrica estabelecida no circuito.