UECE 2021

A turma 02 do Colégio São Bento tem, ao todo, 28 alunos cujas idades variam entre 9, 10 e 11 anos.

 

Sabendo que 3/4 dos alunos têm menos de 11 anos de idade e que 5/7 dos alunos têm mais de 9 anos de idade, é correto afirmar que o número de alunos com 10 anos de idade é

a

13. 

b

11. 

c

14.

d

12.

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Resposta
A

Resolução

Sejam:

\(x\): número de alunos de 9 anos
\(y\): número de alunos de 10 anos
\(z\): número de alunos de 11 anos

A turma possui \(28\) alunos, logo

\[x+y+z = 28.\]

1. “\(\tfrac34\) dos alunos têm menos de 11 anos” → idades 9 ou 10:

\[\frac34\cdot28 = 21 \implies x+y = 21.\]

2. “\(\tfrac57\) dos alunos têm mais de 9 anos” → idades 10 ou 11:

\[\frac57\cdot28 = 20 \implies y+z = 20.\]

Somando as duas últimas equações:

\[(x+y)+(y+z)=21+20 \implies x+2y+z = 41.\]

Substitua \(x+z = 28-y\) (obtido da primeira equação) em \(x+2y+z\):

\[(28-y)+2y = 41 \implies 28+y = 41 \implies y = 13.\]

Portanto, há 13 alunos com 10 anos.

Alternativa correta: A.

Dicas

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Converta cada fração em quantidade multiplicando por 28.
Idades menores que 11 são 9 e 10; idades maiores que 9 são 10 e 11.
Monte duas equações e lembre que x+y+z = 28.

Erros Comuns

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Calcular 3/4 e 5/7 mas esquecer de multiplicar por 28, usando as frações como se fossem quantidades.
Confundir “menos de 11” com “até 11” e “mais de 9” com “a partir de 9”.
Assumir que a soma \((x+y)+(y+z)=41\) já é o total de alunos, esquecendo que \(y\) foi contado duas vezes.
Revisão

Tradução de linguagem verbal para matemática: expressões como “menos de”, “mais de” ou “exatamente” indicam desigualdades ou igualdades envolvendo os conjuntos de dados.

Sistemas lineares simples: quando há apenas três faixas etárias, basta definir variáveis e montar equações a partir das porcentagens fornecidas.

Porcentagem de um total: calcular \(\tfrac{a}{b}\) de \(n\) equivale a \(\dfrac{a\,n}{b}\).

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