A tuberculose é uma infecção bacteriana, contagiosa, causada pelo bacilo de Koch, Mycobacterium tuberculosis hominis, que afeta os pulmões e pode se disseminar por outros órgãos. O contágio ocorre pela inalação de gotículas provenientes das vias aéreas superiores, através de espirros, tosse e de fala de pessoas infectadas pela bactéria. A prevenção é feita pela vacinação com BCG, Bacillus Calmette-Guérin, e o tratamento pelos medicamentos isoniazida e pirazinamida, representados pelas fórmulas estruturais, dentre outros, prescritos pelo médico. A propagação é consequência do abandono do tratamento por pacientes, na maioria, de nível socioeconômico baixo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, ocorrem de oito a nove milhões de novos casos no mundo e estima-se que cerca de um terço da população do Planeta esteja contaminada pela doença, que é atualmente um grave problema de saúde pública mundial.
Considerando-se os aspectos socioeconômicos, com base nos
conhecimentos das Ciências da Natureza, é correto afirmar:
A pirazinamida é uma amina primária heterocíclica, de reação química de efeitos ácidos
O acesso à dieta rica em proteínas, carboidratos, sais minerais e vitaminas é suficiente para proteger a população mundial definitivamente da tuberculose pulmonar
O bacilo de Koch é uma bactéria esférica que se fixa no tecido pulmonar por meio de flagelos.
A disseminação do vírus HIV no mundo não interferiu na propagação da doença face ao tratamento eficiente, seguido pela maioria da população economicamente carente.
A isoniazida é uma base aromática, de acordo com os conceitos de ácidos e de bases de Brönsted-Lowry.