A transpiração é o processo pelo qual a água contida em um corpo é eliminada devido à elevação da temperatura externa ou interna que permite a água fluir para a superfície do mesmo corpo. Nos mamíferos como o ser humano, a transpiração ocorre na forma de suor sobre a pele. Nos cães e alguns felinos, a transpiração ocorre pela língua e pelo nariz. Nas plantas, os estômatos são estruturas responsáveis pela transpiração e pelas trocas gasosas com o ambiente.
Dadas as assertivas seguintes sobre o processo da transpiração em plantas,
I. A transpiração é o principal processo de perda de água pelas plantas. Ela depende de fatores ambientais como umidade atmosférica, temperatura, ventilação, condições de umidade do solo e luz solar, além de fatores da própria planta, como abertura e fechamento dos estômatos.
II. Os estômatos geralmente abrem-se quando a planta é submetida a altas concentrações de gás carbônico (CO2) e fecham-se quando a concentração desse gás diminui. Este comportamento pode ser interpretado como uma adaptação relacionada à fotossíntese.
III. Um dos papéis biológicos da transpiração refere-se ao fato de que, ao perderem água, as folhas sugam a seiva do floema e toda a coluna líquida eleva-se dentro dos vasos desde a raiz, funcionando como uma bomba propulsora de seiva bruta, de baixo para cima.
IV. Para realizar fotossíntese, a planta precisa de luz e gás carbônico. Uma grande superfície foliar supre a planta com esses dois elementos necessários; porém, para que o gás carbônico se difunda até os cloroplastos é essencial que os estômatos estejam abertos. A abertura estomática favorece a evaporação, o que determina a transpiração.
verifica-se que está(ão) correta(s)
I, II, III e IV.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.