A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.
NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L.F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem
incentivado o clamor popular por liberdade.
enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.
motivado as revoltas escravas contra a elite colonial
obtido o apoio do grupo constitucionalista português.
provocado os movimentos separatistas das províncias.
A questão aborda as consequências da transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808 para o processo de independência do país. O texto de apoio descreve a vinda não apenas da família real, mas de todo o aparato administrativo metropolitano para a colônia.
Análise do Evento:
A transferência da corte, motivada pela invasão napoleônica em Portugal, transformou radicalmente a relação entre metrópole e colônia:
Relação com a Independência:
Essas mudanças enfraqueceram a antiga estrutura de dominação. A elite colonial brasileira experimentou maior autonomia econômica e política. Quando a Revolução Liberal do Porto (1820) exigiu o retorno de D. João VI a Portugal e tentou reverter as concessões feitas ao Brasil, buscando restabelecer o antigo pacto colonial, a elite brasileira resistiu. A experiência de autogoverno e a quebra do monopólio tornaram inaceitável o retorno à condição de simples colônia. A transferência da corte, portanto, criou as condições e a consciência política que culminariam na ruptura definitiva em 1822.
Conclusão:
O fato descrito no texto – a vinda da família real e do aparato administrativo português – levou diretamente ao enfraquecimento das bases da dominação metropolitana, principalmente pela quebra do monopólio comercial e pela mudança do centro de poder para o Rio de Janeiro. Isso tornou o processo de independência quase inevitável quando Portugal tentou reverter essas mudanças.
Portanto, a alternativa correta é a B, pois a transferência da corte e da administração para o Brasil enfraqueceu o pacto de dominação metropolitana.
Revisão de Conceitos Essenciais:
Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.