A tragédia do Titanic em 15 de abril de 1912 completou cem anos, mas ainda é motivo para curiosidade da ciência. As teses sobre fatores ambientais para o desastre são diversas. O clima parece ter sido decisivo para o desfecho do navio. O New York Times, de 5 de maio de 1912, noticiou: O inverno quente sem precedentes em todo Ártico é a possível causa do grande número de icebergs flutuando no Atlântico Norte e para eles terem alcançado latitudes tão baixas . Acorrente de Labrador, onde estava o Titanic, foi muito mais ao Sul que o normal, carregando o gelo.
Fonte: adaptado de http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=198&Caderno=0&Noticia=412538
Sobre as correntes marítimas, podemos dizer que
I- são porções de água que se deslocam pelos oceanos, apresentando temperatura, salinidade, pressão e velocidade próprias.
II- as correntes quentes se formam nas áreas equatoriais e irradiam calor para o ar atmosférico nas áreas por onde circulam.
III- as correntes frias se formam nas áreas polares e provocam a queda da temperatura nas áreas litorâneas próximas.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I está correta.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.