A tradição filosófica, desde Sócrates, fundamentou-se no princípio racional como objetivo de uma vida feliz. Nessa perspectiva, Marcia Tiburi escreve que “é preciso lembrar que a felicidade era, em Aristóteles, um ideal ético da vida. A vida ética era a vida justa, boa, corretamente vivida por um cidadão, alguém que sabia de seu papel na sociedade, que ao pensar em si levava em conta o todo: família, amigos, sociedade, natureza. Aristóteles chamava a felicidade de eudaimonia. Palavra que continha o termo daimon, espécie de espírito interior, guardião da intimidade, do valor pessoal de cada um. Este ideal de felicidade era diferente do que apareceu depois com Epicuro, o filósofo da escola Jardim, que tratou a felicidade como hedonismo. Hedoné era a palavra grega para significar o prazer. Não o mero prazer da carne, mas também o do espírito. Para Aristóteles, porém, a felicidade tinha uma relação maior com a justiça”.
Fonte: TIBURI, Marcia. A felicidade é coletiva. Revista Vida Simples, São Paulo, abr./mar. 2007.
A autora mostra que a diferença entre a concepção de felicidade em Aristóteles (eudaimonia) e a concepção de felicidade em Epicuro (hedoné), se estabelece quando:
Aristóteles desqualifica a felicidade como uma busca pelo prazer; Epicuro, ao contrário, defende a ideia de que a felicidade implica o prazer.
Para Aristóteles, a felicidade dá-se na convivência, contém implicações sociais; Epicuro considera que está mais relacionada ao indivíduo.
Epicuro considera a felicidade uma ausência de desejos, enquanto, para Aristóteles, é bem-estar.
Aristóteles considera a felicidade um estado racional e sentimental interior, enquanto Epicuro considera como exterior.