A torre de Babel, segundo o Antigo Testamento (Gênesis 11, 1-9), foi construída na Babilônia, por uma civilização monolíngue, para simbolizar suas realizações. Tal soberba teria provocado a ira de Deus, que castigou esta civilização espalhando-a por toda a Terra e confundindo as línguas. No século XVI, Peter Bruegel, o Velho, mais de uma vez tomou essa passagem bíblica como ponto de partida para suas pinturas. Na contemporaneidade, Cildo Meireles concebeu Babel (2001-2006), uma instalação constituída de aparelhos de rádio empilhados em círculo; os aparelhos, simultaneamente, emitem diferentes sons: músicas, notícias, entrevistas em várias línguas, um verdadeiro caos sonoro.
Com base nessas informações, nas imagens e nos conhecimentos sobre arte contemporânea e gêneros da pintura, considere as afirmativas a seguir.
I. “Pequena” Torre de Babel é uma imagem constituída a partir de um gênero pictórico, a paisagem, que se afirmou na História da Arte a partir do século XVI e que teve Bruegel como um dos seus expoentes.
II. Ao reunir aparelhos de rádio de diferentes formas e épocas, Babel, de Cildo Meireles, evoca o problema da disputa de espaço, em uma dimensão política e territorial, e as tensões sociais decorrentes dela.
III. Segundo a hierarquização proposta pelas teorias da arte contemporânea, a instalação, em detrimento da pintura, é mais adequada à experiência do público no mundo atual; nesse sentido, Babel de Cildo Meireles é superior à “Pequena” Torre de Babel de Bruegel.
IV. Embora sejam constituídas de materialidades diversas, diante da pintura de Bruegel e da instalação de Cildo, o público está submetido a um mesmo tipo de experiência.
Assinale a alternativa correta.