Prefeitura de São José dos Quatro Marcos 2022

Leia o texto a seguir:


Europa aposta em 'magneto cósmico" para substituir terras raras e superar China


A tetrataenita, um elemento com propriedades magnéticas encontrada nos meteoritos, poderia ser fabricada a escala industrial, sugere um novo estudo científico.

Pesquisadores europeus pretendem usar a tetrataenita caso seja confirmado que esta liga de ferro e níquel com uma determinada estrutura de átomos com propriedades magnéticas possa servir como substituta dos minerais de terras raras.

De acordo com o comunicado, o método proposto pelos cientistas da Universidade de Cambridge e da Academia Austríaca de Ciências, este material poderia ser usado para fabricar magnetos de alto rendimento utilizados em turbinas eólicas e carros elétricos.

A tetrataenita não existe na natureza, porém pode ser encontrada nos meteoritos.

As tentativas de produzi-la em laboratório, realizadas nos anos de 1960, foram baseadas em métodos muito caros, como "bombardear" uma liga de ferro e níquel com nêutrons.

Contudo, um recente estudo, publicado na revista Advanced Science, concluiu que a adição de um elemento comum como o fósforo acelera drasticamente a formação da tetrataenita, um processo que em condições naturais duraria milhões de anos.

Os magnetos de alto rendimento são um elemento importante para construir uma economia sem emissões de carbono, sendo capazes de manter seu estado de magnetização por muito tempo.

Os metais de terras raras são um grupo de 17 elementos químicos que constituem atualmente um componente imprescindível para a produção de materiais importantes dos setores de consumo de alta tecnologia, como as indústrias de eletrônicos e eletro-óptica, as tecnologias da informação, biomedicina, proteção do meio ambiente ou conservação da energia.


Fonte: https:/Ayvww.jb.com. br/ciencia-e-tecnologia/2022/10/1040437-europa-aposta-em-magneto-cosmico-para-substituir-terras-raras-e-superar-china.html. Acesso em 02/11/2022. Adaptado

“A tetrataenita não existe na natureza, porém pode ser encontrada nos meteoritos” (4º parágrafo). No pretérito imperfeito do indicativo, o verbo destacado seria:

a

existisse

b

existiria

c

existia

d

existiu

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar