IFSudMinas 2013/1

“A terra pode oferecer o suficiente para satisfazer a necessidade de todos os homens, mas não a ganância de todos os homens” (Gandhi).

Em artigo recente, Jared Diamond, autor do livro Colapso, observa que os habitantes do Primeiro Mundo consomem 32 vezes mais recursos naturais e produzem 32 vezes mais resíduos e gases de efeito estufa do que os do Terceiro Mundo.

Em outras palavras, os 300 milhões de americanos pesam o equivalente a 9,6 bilhões de quenianos.

Obviamente, o padrão de consumo americano não poderá ser generalizado em escala mundial. Vamos permitir que as desigualdades abissais, que caracterizam o mundo hoje, aprofundem-se em benefício de uma minoria cada vez mais opulenta e às custas de uma maioria excluída? Ou, ao contrário, devemos impor limites ao consumismo desenfreado, buscando o bom uso da natureza aliado à repartição mais equilibrada da renda, o que poderia assegurar uma vida decente para todos os passageiros da Nave-Terra, sem cair na pregação de um ascetismo exagerado?

Gandhi foi um dos pioneiros nesse debate, estreitamente relacionado com o conceito de “necessidades básicas”. (SACHS, I. Os três legados de Gandhi. Página 22: 02/02/2008).

Disponível em: <http://pagina22.com.br/index.php/2008/02/os-tres-legados-de-gandhi/.>. Acesso em: 14/09/2012.

 

Sobre a questão energética e tendo por base as reflexões dos textos, assinale a opção CORRETA:

a

Por conta dos problemas ambientais decorrentes do consumo energético, basta que sejam encontradas soluções técnicas que possibilitem o aumento do consumo de todos os habitantes da terra, já que não deve haver limites para o crescimento econômico. 

b

O consumo de energia no mundo é marcado pela desigualdade entre os habitantes dos países ricos e aqueles dos países pobres, daí que, na hora de realizar as mudanças necessárias no consumo, o maior sacrifício tenha que ser feito pelos mais ricos. 

c

O modelo de desenvolvimento adotado pelo capitalismo contribui para uma justa distribuição tanto do consumo de energia quanto dos demais bens da natureza, sendo apenas uma questão de tempo para se atingir o equilíbrio. 

d

As desigualdades atuais relacionadas ao consumo energético são decorrência da adoção de modelos de geração de energia obsoletos por parte dos países pobres. 

e

Gandhi defende que aos mais pobres devam ser garantidas as necessidades básicas, enquanto para os ricos deve ser garantido maior consumo energético, pois são eles os responsáveis pelo crescimento econômico.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar