“A Terra é um pequeno planeta do sistema solar. No entanto, apesar de seu tamanho diminuto, comporta milhares de formas de vida, adaptadas aos ambientes mais diversificados”.
Fonte: MARTINI, Alice de (et.al.). Ciências Humanas e suas tecnologias: história e geografia: ensino médio. São Paulo: IBEO, 2005.
Hoje sabemos da existência de subsistemas integrados. Sobre eles é correto afirmar, exceto:
Os subsistemas possuem mecanismos próprios de funcionamento, suas leis ligadas à Física, à Química e à Biologia, sendo que as formas de vida se desenvolveram e sobrevivem a partir da interação entre eles.
A diversidade de ambientes e formas de vida é fruto da interação dinâmica entre a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera.
A atmosfera – camada gasosa, composta predominantemente de oxigênio – apresenta diversas divisões como a troposfera, a estratosfera e a mesosfera, dentre outras, com destaque para a estratosfera, a parte mais importante para os seres humanos, pois nela estamos inseridos.
A alteração dos subsistemas como a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera, efetuada pela antroposfera, necessita de uma nova postura que leve em consideração a interação entre eles para que se mantenham as condições de sobrevivência.