FACISA 2015/1

A Terceira Margem do Rio

[1] Oco de pau que diz:

Eu sou madeira, beira

Boa, dá vau, triztriz

Risca certeira

[5] Meio a meio o rio ri

Silencioso, sério

Nosso pai não diz, diz:

Risca terceira

 

Água da palavra

[10] Água calada, pura

Água da palavra

Água de rosa dura

Proa da palavra

Duro silêncio, nosso pai

 

[15] Margem da palavra

Entre as escuras duas

Margens da palavra

Clareira, luz madura

Rosa da palavra

[20] Puro silêncio, nosso pai

 

Meio a meio o rio ri

Por entre as árvores da vida

O rio riu, ri

Por sob a risca da canoa

[25] O rio riu, ri

O que ninguém jamais olvida

Ouvi, ouvi, ouvi

A voz das águas

 

Asa da palavra

[30] Asa parada agora

Casa da palavra

Onde o silêncio mora

Brasa da palavra

A hora clara, nosso pai

 

[35] Hora da palavra

Quando não se diz nada

Fora da palavra

Quando mais dentro aflora

Tora da palavra

[40] Rio, pau enorme, nosso pai

Milton Nascimento e Caetano Veloso) - http://letras.mus.br/caetano-veloso/201521/

O poema de Caetano Veloso, musicado por Milton Nascimento, estabelece relações dialógicas com o conto "A Terceira Margem do Rio", de Guimarães Rosa. Assinale a alternativa que apresenta informação INCORRETA sobre os dois ou sobre um dos textos.

a

O poema estabelece semelhanças entre o autor e o protagonista do conto "A Terceira Margem do Rio": o "pai" buscou um modo singular de existência equilibrado entre o ser e o não ser humano. O autor rompeu com quase toda tradição literária brasileira; com os limites restritos da norma culta da língua; com as dicotomias entre realidade e irrealidade, alegoria e factualidade, espaço geográfico e espaço introspectivo.

b

Caetano Veloso transpõe o conto rosiano para a linguagem poética preservando, em certa medida, a ordem dos acontecimentos do enredo: o tronco de madeira pede ao homem para ser transformado em canoa (do 1° ao 6° versos); o homem reflete sobre a resolução partir para outro modo de existência (do 7° ao 20° versos); o homem passa a viver entre as duas margens do rio (do 21° ao 39° versos); rio, canoa e homem se fundem formando uma terceira margem (último verso).

c

Os versos "A voz das águas/Asa da palavra/Asa parada agora" evocam imageticamente uma ave de asas abertas sendo conduzida pelo rio e sugerida pelo traçado triangular da canoa e dos remos manejados pelo homem, além do som provocado pelo movimento das águas. Ave também indicia a liberdade que o homem tinha de ir, vir ou permanecer, no contexto do poema.

d

Os versos "Água da palavra/Água de rosa dura/Proa da palavra" indicam, respectivamente, a semelhança entre a fluidez das águas do rio e os vastos espaços de movência da linguagem; a dureza do vocabulário típico de Guimarães Rosa que impede qualquer tipo de interpretação do conto; a linguagem rosiana como revolucionária, inventiva, à frente da usual durante o Modernismo, "de proa".

e

Os versos "Meio a meio o rio ri/Por entre as árvores da vida/O rio, ri" sugerem a liberdade do rio em seus movimentos e percursos, e a do homem em sua decisão de se estabelecer para sempre imóvel sobre águas em movimento, em contraposição à tradição, às interdições, à normatividade, às imposições que ditam regras de fixação a padrões estabelecidos pela língua, pela sociedade e pela moral cristã (simbolizada no poema através do verso "Por entre as árvores da vida" que indica códigos de proibição, fixação na tradição e impossibilidade de movência existencial).

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Resposta
D
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