A teoria psicogenética do desenvolvimento da personalidade do teórico integra a afetividade e a inteligência. Para ele o surgimento de uma nova etapa do desenvolvimento implica na incorporação dinâmica das condições anteriores, ampliando-as e ressignificando-as. A criança atravessa diferentes estágios que oscilam entre momentos de maior interiorização e outros mais voltados para o exterior, sendo possível demarcar alguns deles ao longo do desenvolvimento infantil. A concepção de desenvolvimento do teórico caracteriza-se por uma visão de conjunto, em que os domínios da pessoa (afetividade, cognição e movimento) alternam-se em relação à predominância de um sobre o outro em uma integração dinâmica e não linear. Ele decompõe esse desenvolvimento em cinco estágios ou etapas:
1. Estágio impulsivo-emocional (0 a 1 ano).
2. Estágio sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos).
3. Estágio personalista (3 a 6 anos).
4. Estágio categorial (6 a 11 anos).
5. Estágio da puberdade e adolescência (a partir dos 11 anos
A quem o texto se refere?
Vygotsky.
Rousseau.
Wallon.
Piaget.