A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, é muito importante para a área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), no que condiz ao reconhecimento da diversidade dos potenciais e áreas de interesse dos estudantes com AH/SD.
Neste sentido, é correto afirmar que:
O estudante com AH/SD apresenta bom desempenho em atividades relacionadas a todos os tipos de inteligência.
O estudante com AH/SD apresenta bom desempenho em atividades relacionadas a um ou mais tipos de inteligência.
O estudante com AH/SD apresenta um bom desempenho nas atividades que envolvem as inteligências linguística e lógico-matemática.
As AH/SD do tipo criativo-produtivo contemplam uma gama maior de inteligências em relação às do tipo acadêmica.
As AH/SD do tipo acadêmica contemplam uma gama maior de inteligências em relação às do tipo criativo-produtivo.
Para resolver esta questão, é importante entender a Teoria das Inteligências Múltiplas proposta por Howard Gardner. Segundo Gardner, existem várias inteligências distintas e cada pessoa tem uma combinação única dessas inteligências. Assim, indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) podem se destacar em uma ou mais áreas específicas, mas não necessariamente em todas elas.
Reflita sobre o conceito de que cada pessoa tem um conjunto único de habilidades e talentos.
Considere que a superdotação pode se manifestar em diferentes áreas e não necessariamente em todas ao mesmo tempo.
Leia cuidadosamente as descrições das opções para identificar qualquer generalização excessiva sobre as habilidades dos estudantes com AH/SD.
Um erro comum é assumir que todos os estudantes com AH/SD são altamente competentes em todos os tipos de inteligência.
A Teoria das Inteligências Múltiplas propõe que existem diferentes tipos de inteligência, como a linguística, lógico-matemática, musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Cada pessoa tem uma mistura única desses tipos de inteligência.