A Teoria da Aprendizagem Social foi proposta por Albert Bandura, Psicólogo Clínico. Ele. explica o comportamento humano em termos de uma interação recíproca contínua entre determinantes cognitivos, comportamentais e ambientais. No processo de determinismo recíproco, está contida a oportunidade de as pessoas influenciarem seu destino e os limites da autodireção. (...). Para Bandura, o indivíduo é capaz de aprender também através de reforço vicariante, ou seja, através da observação do comportamento dos outros e de suas consequências, com contato indireto com o reforço. Entre o estímulo e a resposta, há também o espaço cognitivo de cada indivíduo.
(HALL, Calvin S. et al. Teorias da Personalidade. Editora ARTMED. Porto Alegre. Cap.14.P.460.)
De acordo com o texto e o trabalho de Bandura, marque o que não se inclui no rol dos processos do pensamento humano (centrais) para se compreender a personalidade.
As pessoas aprendem pela observação dos outros e pessoas comportam-se de determinadas maneiras para atingir os seus objetivos.
O homem é determinado fisiológica e socialmente, portanto, está sujeito às disposições internas e às situações exteriores.
A aprendizagem é um processo interno que pode ou não alterar o comportamento.
O reforço e a punição têm efeitos indiretos e imprevisíveis tanto no comportamento como na aprendizagem.
Os adultos (pais, educadores, professores) têm um papel importante como modelos no processo de aprendizagem da criança.