A tensão superficial de um líquido está diretamente relacionada à ação das forças intermoleculares que atuam nas moléculas situadas na superfície livre deste líquido e naquelas situadas no seu interior. Essa propriedade contribui para explicar o formato de uma gota e porque pequenos objetos e insetos mais densos flutuam sobre a água. A atuação das forças intermoleculares, além da tensão superficial, também influencia, significativamente, na viscosidade e na pressão de vapor dos líquidos. No gráfico a seguir, está demonstrado como a tensão superficial dos líquidos puros A, B e C, com massas e formas moleculares semelhantes, e sob 1 atm, varia em função da temperatura.
Com base no texto, no gráfico e nos conhecimentos sobre forças intermoleculares e propriedades dos líquidos puros, assinale a alternativa correta.
O líquido C possui a maior tensão superficial dentre os líquidos devido a uma maior ação das forças intermoleculares de coesão.
A tensão superficial do líquido B é maior que a do líquido A porque a ação das forças intermoleculares de coesão no líquido B é menor que no líquido A.
A tensão superficial do líquido C diminui de maneira menos acentuada com o aumento da temperatura quando comparada à tensão superficial do líquido B.
Com a diminuição da temperatura, a tensão superficial do líquido A aumenta e, consequentemente sua viscosidade diminui.
É mais fácil fazer flutuar uma agulha sobre a superfície do líquido A mantido a 10 °C do que fazê-la flutuar sobre a superfície do líquido C a 50 °C.