A telemedicina é um meio tecnológico que facilita o atendimento aos pacientes, mas por outro lado, impossibilita a realização do exame físico. Em todos os casos, a comunicação entre o médico e o paciente vai além das palavras. Por exemplo, uma mulher vai ao ginecologista com queixa de ausência de menstruação. O médico deverá, por meio do exame clínico, dos exames laboratoriais e de imagem, chegar a um correto diagnóstico da provável patologia no seu sistema reprodutor e/ou endócrino.
Neste contexto, analise as proposições:
I. Uma das causas da ausência de menstruação pode estar relacionada com o desequilíbrio dos hormônios estrógeno e progesterona, que são responsáveis, respectivamente, pela gestação e pelos caracteres secundários femininos.
II. A gestação pode ser uma das causas da ausência de menstruação e, neste caso, a paciente deverá ser acompanhada mensalmente pelo médico, que deverá fazer o exame físico para avaliar a pressão arterial, peso, coloração e consistência do colo uterino, etc.
III. As glândulas denominadas ovários, componentes do sistema reprodutor feminino, são responsáveis por produzir os óvulos e os hormônios sexuais femininos, estrógeno, progesterona, hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
IV. O útero é um órgão do sistema reprodutor feminino que aloja o embrião durante todo seu desenvolvimento até seu nascimento.
A alternativa que contém todas as proposições corretas é:
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
I, II e IV.