A tecnologia assistiva, de acordo com Lei brasileira de Inclusão nº 13.146, de 2015, são produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade [...]visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (BRASIL, 2015). A promoção da funcionalidade que envolve as pessoas surdas e deficiência auditiva está relacionada a diminuição ou quebra das barreiras na comunicação e na informação com a utilização de tecnologias assistivas, como:
I. Aparelhos de amplificação sonora individual.
II. Sinalizadores domésticos de som (campainha luminosa, telefone despertador luminoso).
III. Aparelhos FM para captação de voz em ambientes com interferências acústicas.
IV. Serviços de Intérpretes de Libras.
V. Amplificador sonoro para uso em telefones.
VI. SAP com entrada para fones de ouvido com ou sem fio.
VII. Implante Coclear.
VIII. Softwares para reabilitação de fala.
IX. Telefones para surdos (escrita e videofone).
X. Materiais acessíveis em Libras.
XI. Legenda oculta em português.
XII. App de tradução e interpretação em Libras com intérprete virtual. (RAMOS, 2006)
As Tecnologias Assistivas usadas por pessoas, usuárias da Libras, de cultura surda, estão presentes nos itens:
IV, VI VIII, IX, X e XII.
I, V, IX, X, XI e XII.
IV, III, VI, VIII, X e XI.
II, VII, IX, X, XI e XII.
II, IV, IX, X, XI e XII.