A tabela e o infográfico acima demonstram alguns dos dados relativos à poluição oceânica pelo plástico, a qual, ao lado das mudanças climáticas, já é considerada o maior problema ambiental de nível mundial. Analisando os dados fornecidos, é possível afirmar adequadamente sobre a poluição oceânica pelo plástico que:
De acordo com os dados da tabela, percebe-se que cabe exclusivamente aos países em desenvolvimento a solução desse problema ambiental, pois, ainda que se considere a menor estimativa da faixa apresentada, apenas os 16 países aí demonstrados já são responsáveis por mais da metade do plástico que acaba nos oceanos todos os dias.
Os dados apresentados são apenas mais um dos exemplos que comprovam que o caminho para se atingir um desenvolvimento sustentável depende apenas dos chamados países do eixo-sul, onde estão concentrados os países mais pobres. Isso se explica pelo fato de que os países do eixo-norte já atingiram níveis adequados de sustentabilidade.
Uma análise mais atenta revela não só a gravidade da questão, mas também a necessidade de pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto, pois por vezes os dados disponíveis ainda trazem algumas discrepâncias.
Os resíduos sólidos são também um grande problema ambiental, o qual tem se tentado combater principalmente a nível local e regional. Mas os dados revelam que grande parte desse problema é causado justamente pelo plástico, que representa 5% do total de lixo sólido produzido por 192 países com área costeira em 2010.
Apesar de todo o alarde com esse tipo de poluição, o maior dano que ela causa é estético, principalmente quando o plástico chega a ilhas paradisíacas e toma conta das praias, prejudicando as belas paisagens naturais.