A sondagem de simples reconhecimento é um procedimento de identificação do solo que oferece subsídios essenciais para a determinação do projeto da fundação. A NBR 8036:1983 fixa as condições exigíveis para a programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos destinada à elaboração de projetos geotécnicos para construção de edifícios e a NBR 6484:2020 especifica o método de execução de sondagens de simples reconhecimento SPT (Standard Penetration Test), que é um método bastante utilizado por ser rápido, econômico e aplicável à maioria dos solos. Segundo a execução de sondagens de simples reconhecimento dos solos e a metodologia de sondagem SPT, marque a opção CORRETA:
A sondagem SPT é aquela que consiste na abertura de poços de exploração e é sem dúvida, a melhor técnica para a observação in loco das diferentes camadas de solo, permitindo a extração de amostras indeformadas.
A sondagem SPT é aquela que consiste na cravação de barrilete amostrador por meio de sucessivos golpes de um martelo de 65kg em queda livre de 75cm. Durante o ensaio é registrado o número de golpes necessários à penetração de cada 15cm.
O número de sondagens deve ser suficiente para fornecer um quadro, o melhor possível, da provável variação das camadas do subsolo do local em estudo. O número mínimo de sondagens para área de projeção horizontal de edificação de até 200m² é três furos.
O número de sondagens quando superior a três, demanda que estas sejam ser distribuídas ao longo de um mesmo alinhamento e que se deve colher informações das características dos solos trazidos no amostrador, como granulometria, plasticidade, cor e origem.
A planta de localização dos furos, o perfil de cada furo com as cotas das mais diversas camadas de solo e a tensão admissível do solo necessária ao dimensionamento dos elementos de fundação são informações que devem constar nos relatórios de sondagem.