“A solução para o nosso povo eu vou dar/Negócio bom assim ninguém nunca viu/ Tá tudo pronto aqui é só vim pegar/ A solução é alugar o Brasil” A canção Aluga-se, de autoria de Raul Seixas e Cláudio Roberto, foi lançada em 1980 e questionava a entrega do patrimônio brasileiro ao capital estrangeiro. O contexto da época apontava para a ascensão mundial do neoliberalismo, representado pelo presidente Ronald Reagan (1981-1989) e pela primeira-ministra britânica Margaret Thatcher (1979- 1990). A música de Rauzito teve a execução pública censurada pela ditadura militar (1964-1985), que já preparava a transição para possibilitar a entrada do modelo neoliberal no Brasil.
NAGOYA, Otávio. Pacote da Dilma tenta salvar o PIB. Revista Caros Amigos, São Paulo: Casa Amarela, ano XVI, n. 186, p.29, set. 2012.
No entanto, no caso brasileiro, somente nos primeiros anos da década de 1990 é que o neoliberalismo teve seu impulso inicial a partir da atuação de um presidente da República na implementação de um programa que redefiniu a atuação do Estado na economia.
O nome desse presidente e duas características do neoliberalismo são
José Sarney – protecionismo econômico e incentivo ao Estado mínimo
Fernando Collor de Mello – estímulo a privatizações e abertura econômica
Itamar Franco – forte regulação do Estado e protecionismo aos bens industriais
Fernando Henrique Cardoso – estabelecimento do Estado do Bem-Estar Social e estímulo a privatizações
Luis Inácio Lula da Silva – abertura do capital estrangeiro e estabelecimento de políticas sociais compensatórias