A solubilidade de compostos iônicos, como os sais, em água não é ilimitada e fatores como a temperatura e o coeficiente de solubilidade interferem nessa dissolução. Entretanto, para análises qualitativas, costuma-se consultar tabelas que indicam, de maneira relativa e simplificada, a solubilidade dos sais, a exemplo da tabela apresentada. Nessas tabelas, sal solúvel em água significa que uma quantidade apreciável da substância química pode ser dissolvida e sal insolúvel, que apenas uma pequeníssima quantidade pode ser dissolvida em um mesmo volume de água.
Considerando-se essa informação e os conhecimentos sobre solubilidade, é correto afirmar:
A solução aquosa de nitrato de chumbo(II), Pb(NO3)2(aq), é constituída pela mesma quantidade de cátions e de ânions.
O sulfato de estrôncio sólido, SrSO4(s), é um composto iônico de maior solubilidade em água do que o sulfato de potássio, K2SO4(s).
A mistura de uma solução aquosa de cloreto de sódio, NaCl(aq), com uma solução aquosa de nitrato de prata, AgNO3(aq), leva à formação de um sal insolúvel.
O sistema químico obtido pela dissolução completa do cloreto de potássio sólido, KCl(s), em uma solução aquosa de sulfato de sódio, Na2SO4(aq), é bifásico.
A adição do cloreto de sódio, NaCl(s), à água, na temperatura ambiente, forma um sistema homogêneo, independente da massa do sal e do volume de água misturados.