A Sociologia, de forma semelhante à Antropologia, também se preocupa com a questão da cultura, suas diferenças e diversidade de manifestações, no tempo e espaço. Com base nos conhecimentos socioantropológicos sobre os significados da cultura, assinale a alternativa correta.
A submissão do homem à natureza, ao longo da história, secundariza a cultura aos instintos naturais e a herança genética prevalece sobre a cultura das sucessivas gerações.
A cultura popular se opõe à cultura tradicional, pois, enquanto a primeira se manifesta nas cidades, a segunda é específica das pequenas comunidades, a exemplo dos ritos e dos mitos religiosos.
Na pós-modernidade, a diluição das fronteiras territoriais e o enfraquecimento da hegemonia dos países ricos unificam nações, culturas e identidades nacionais, anteriormente diversas.
Roberto DaMatta considera a cultura um mapa, um receituário, um código, através do qual as pessoas de um determinado grupo pensam, classificam e mudam o mundo e a si mesmas.
Para Clifford Geertz, a cultura se associa à ideia de que os homens nascem completos e que, para viverem em sociedade, é suficiente colocar em funcionamento seus instintos e equipamentos originais.