ENEM 2019

A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.

CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.

Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

a
Controle da terra.
b
Liberdade de culto.
c
Igualdade de gênero.
d
Exclusão dos militares.
e
Exigência da alfabetização.
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Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão aborda o conceito de cidadania nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, utilizando um trecho de Ciro Flamarion Cardoso para contextualizar. O texto afirma que a soberania pertencia aos cidadãos com plenos direitos e que a proporção destes em relação ao total de homens livres variava conforme o regime político (aristocracia, oligarquia, democracia).

O comando da questão pede para identificar o critério de participação política que explica essa variação na proporção de cidadãos.

Para resolver a questão, é necessário mobilizar conhecimentos sobre a organização social e política das pólis gregas. A cidadania na Grécia Antiga era um estatuto restrito, não universal. Diversos critérios eram utilizados para definir quem era ou não cidadão, e esses critérios variavam entre as cidades e ao longo do tempo.

Analisando as alternativas:

  • A - Controle da terra: Em muitas cidades-estado, especialmente nas fases iniciais e nos regimes aristocráticos e oligárquicos, a posse de terras era um critério fundamental para a cidadania e para o exercício de direitos políticos plenos. A terra era a principal fonte de riqueza e status. Mesmo em democracias como Atenas, embora os critérios pudessem ser ampliados para incluir homens livres sem terras (como os tetas, que podiam participar da Eclésia), o acesso a cargos mais altos (magistraturas) frequentemente exigia um certo nível de riqueza, muitas vezes associado à propriedade de terras. Portanto, o controle da terra era um fator crucial que limitava o número de cidadãos com plenos direitos, explicando a proporção variável mencionada no texto.
  • B - Liberdade de culto: A religião era cívica e integrada à vida da pólis, mas a "liberdade de culto" no sentido moderno não existia, e tampouco era um critério para definir cidadania. A participação nos cultos cívicos era um dever do cidadão, não uma liberdade que lhe conferia direitos políticos.
  • C - Igualdade de gênero: As mulheres eram excluídas da cidadania e da participação política em todas as cidades-estado gregas. Portanto, a igualdade de gênero não era um critério; pelo contrário, a desigualdade de gênero era a norma.
  • D - Exclusão dos militares: O serviço militar era, frequentemente, um dever e um pré-requisito para a cidadania, especialmente em cidades como Esparta. Os cidadãos eram os soldados que defendiam a pólis. Não havia exclusão dos militares; eles eram a base do corpo cívico.
  • E - Exigência da alfabetização: Embora a escrita fosse importante, a alfabetização não era um critério formal para a cidadania ou para a participação na assembleia em locais como Atenas. Muitos cidadãos, especialmente das camadas mais populares, podiam ser analfabetos.

Dessa forma, o critério que melhor explica a restrição e a variação na proporção de cidadãos com plenos direitos, especialmente considerando as diferenças entre regimes (onde aristocracias e oligarquias eram mais restritivas que democracias), é o controle da terra, associado à riqueza e ao status social.

Portanto, a alternativa correta é a A.

Dicas

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Pense sobre o que conferia poder e status social na maioria das sociedades agrárias antigas.
Lembre-se de quem era excluído da participação política nas pólis gregas (mulheres, estrangeiros, escravos).
Considere como regimes como a oligarquia e a aristocracia selecionavam seus membros.

Erros Comuns

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Achar que a democracia ateniense garantia direitos políticos a todos os homens livres, ignorando as exclusões e os requisitos de censo para certos cargos.
Confundir o papel cívico da religião com a ideia moderna de liberdade de culto como critério de cidadania.
Projetar valores contemporâneos, como a igualdade de gênero, sobre a sociedade antiga.
Pensar que o serviço militar era separado da cidadania, quando na verdade eram profundamente interligados (o cidadão era o soldado).
Superestimar a necessidade de alfabetização para a participação política na Antiguidade.
Revisão

Revisão de Conceitos Essenciais

  • Cidade-Estado (Pólis): Unidade política fundamental da Grécia Antiga, caracterizada por um centro urbano e um território circundante, com governo, leis e cultos próprios. Exemplos: Atenas, Esparta, Tebas.
  • Cidadania na Antiguidade Clássica: Estatuto legal e político que conferia direitos (participar da política, possuir terras, acesso aos tribunais) e deveres (pagar impostos, servir militarmente). Era altamente restritiva, geralmente excluindo mulheres, estrangeiros (metecos), escravos e, dependendo do regime e da época, homens livres sem propriedades.
  • Regimes Políticos:
    • Democracia: Governo do povo (demos). Em Atenas, envolvia a participação direta dos cidadãos na Assembleia (Eclésia), mas ainda com restrições (exclusão de mulheres, escravos, estrangeiros) e, por vezes, requisitos de propriedade para certos cargos.
    • Oligarquia: Governo de poucos (oligoí), geralmente os mais ricos ou proprietários de terras.
    • Aristocracia: Governo dos melhores (aristoi), geralmente a nobreza hereditária de guerreiros e proprietários de terras.
  • Critérios de Cidadania: Variavam, mas frequentemente incluíam nascimento (filho de pais cidadãos), gênero (masculino), status (livre, não escravo) e, crucialmente em muitos casos, propriedade (especialmente de terra).
30%
Taxa de acerto
15.2
Média de pontos TRI
Habilidade

Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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