A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) representa a organização do trabalho da equipe de enfermagem e exige constante atualização, pautada num componente próprio de conhecimentos técnico-científicos, construída e reproduzida por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas. (COREN-BA, 2016) Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem, é correto afirmar que:
As cinco fases do Processo de Enfermagem podem ser realizadas em ordem diferente, a depender de cada caso clínico.
Na etapa Avaliação de Enfermagem são realizadas ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.
O Planejamento de Enfermagem fornece a base para a seleção de intervenções para atingir resultados pelos quais o enfermeiro é responsável.
O diagnóstico de enfermagem pode ser definido como o julgamento clínico sobre as respostas humanas reais ou, potenciais apresentadas por indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde ou processos de vida.
O Pensamento Crítico é um instrumento de tecnologia leve, o qual subsidia a prática do enfermeiro na utilização do Processo de Enfermagem e deve ser direcionado pelas necessidades do profissional de enfermagem, da pessoa, família e coletividade.