A Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK) caracteriza-se por:
inflamação crônica das meninges, hidrocefalia obstrutiva e pela presença de cistos corticais com quadro clínico resultante do próprio processo inflamatório, do número e localização das lesões, além de prejuízos secundários a infecções prévias
amnésia anterógrada com um estado de distúrbio mental, marcha atáxica e nistagmo sendo causada por uma deficiência de tiamina, encontrada principalmente em alcoólatras e pessoas desnutridas.
complicação neurológica mais comum da síndrome da imunodeficiência adquirida, com demência é de início subagudo e caracteriza-se por apatia, dificuldade de concentração, prejuízo de memória verbal e funções executivas, disfunção motora e distúrbios de comportamento.
deficiência de vitamina B12 ocasionando disfunção cognitiva global, lentificação mental, perda de memória e dificuldade de concentração, com ausência de déficits corticais focais.
deficiência de ácido nicotínico (niacina), afeta os neurônios do córtex cerebral, gânglios da base, tronco cerebral, cerebelo e corno anterior da medula espinhal, ocasionando manifestações psiquiátricas que incluem depressão, mania e quadros psicóticos com alucinações auditivas e visuais.