“A série Breaking Bad entrou para o Guiness World Records – o Livro dos Recordes – como a série mais bem avaliada de todos os tempos. O programa da emissora norte-americana AMC conquistou o título por ter alcançado o melhor índice entre os usuários do MetaCritic.com – site que serve como um tipo de central no qual são postadas avaliações de críticos especializados. Quatro episódios da série ainda não foram avaliados, mas Breaking Bad já conseguiu a melhor marca de todas: 99 dos 100 pontos possíveis”.
Fonte: BARROS, K. Breaking Bad conquista recorde de série mais bem avaliada no Guinness Book. UOL, São Paulo, 06 set. 2013. Teleséries. Disponível em: http://teleseries.uol.com.br/breaking-bad-conquista-recordede-serie-mais-bem-avaliada-no-guinness-book/. Acesso em: 06 maio 2014.
A série dramática citada acima retrata a saga de um professor de química de uma escola pública que, ao ser diagnosticado com câncer, começa a fabricar metanfetamina e entra para o mundo do tráfico. Com isso, ele se envolve em diversas situações de risco, vivenciando angústias e crises familiares.
A metanfetamina pode ser sintetizada a partir da pseudoefedrina, e o uso dessa droga sintética pode trazer efeitos colaterais graves para a saúde.
A figura acima representa a molécula de pseudoefedrina.
O número de isômeros ópticos ativos que a pseudoefedrina possui é:
2.
8.
32.
512.
4.