A sequência em quadrinhos retrata o cotidiano da expressão de racismo manifestado, sociologicamente, sob duas formas. Leia a seguir.
Analise as assertivas, considerando a leitura.
I) Trata-se de racismo estrutural, dado que, historicamente, um grupo étnico foi relegado à subalternidade, perpetuando a estrutura desigual da sociedade brasileira, que exclui indivíduos e grupos em função das suas características físicas.
II) Revela-se em racismo científico, uma vez que a tese da eugenia procurou associar características físicas herdadas biologicamente com traços intelectuais e morais, defendendo existir seres humanos superiores e inferiores.
III) Demonstra o racismo institucional, visto que há tratamento diferenciado para as pessoas conforme seu fenótipo por parte de agentes públicos e privados que trabalham em organizações, em empresas e em instituições. IV) Exprime o racismo criminal, na medida em que o critério racial se tornou elemento explicativo das diferenças de aptidões profissionais e das tendências criminosas, associando habilidades e tendências à ideia do determinismo genético.
As formas de racismo explicitadas na sequência em quadrinhos estão nomeadas e explicadas, sociologicamente, apenas, nas assertivas
I e II.
II e IV.
I e IV.
II e III.
I e III