A sequência de eventos que caracterizam a hemostasia é:
vasodilatação transitória e agregação plaquetária (hemostasia primária); coagulação e formação da rede de fibrina (hemostasia secundária); fibrinólise (hemostasia terciária); e cicatrização do vaso danificado.
vasoconstrição rápida, agregação plaquetária e coagulação (hemostasia primária); formação da rede de fibrina e tamponamento (hemostasia secundária); fibrinólise (retração do trombo); e regeneração do vaso danificado.
vasodilatação permanente e agregação plaquetária (hemostasia primária); coagulação e formação da rede de fibrose (hemostasia secundária); fibrinólise (absorção do trombo); e reparo tecidual do vaso danificado.
vasoconstrição transitória e agregação plaquetária (hemostasia primária); coagulação e formação da rede de fibrina (hemostasia secundária); fibrinólise (retração e dissolução do trombo); e reparo tecidual do vaso danificado.