UNIFESP 2014

A sensível

 

Foi então que ela atravessou uma crise que nada parecia ter a ver com sua vida: uma crise de profunda piedade. A cabeça tão limitada, tão bem penteada, mal podia suportar perdoar tanto. Não podia olhar o rosto de um tenor enquanto este cantava alegre – virava para o lado o rosto magoado, insuportável, por piedade, não suportando a glória do cantor. Na rua de repente comprimia o peito com as mãos enluvadas – assaltada de perdão. Sofria sem recompensa, sem mesmo a simpatia por si própria. 

Essa mesma senhora, que sofreu de sensibilidade como de doença, escolheu um domingo em que o marido viajava para procurar a bordadeira. Era mais um passeio que uma necessidade. Isso ela sempre soubera: passear. Como se ainda fosse a menina que passeia na calçada. Sobretudo passeava muito quando “sentia” que o marido a enganava. Assim foi procurar a bordadeira, no domingo de manhã. Desceu uma rua cheia de lama, de galinhas e de crianças nuas – aonde fora se meter! A bordadeira, na casa cheia de filhos com cara de fome, o marido tuberculoso – a bordadeira recusou- se a bordar a toalha porque não gostava de fazer ponto de cruz! Saiu afrontada e perplexa. “Sentia-se” tão suja pelo calor da manhã, e um de seus prazeres era pensar que sempre, desde pequena, fora muito limpa. Em casa almoçou sozinha, deitou-se no quarto meio escurecido, cheia de sentimentos maduros e sem amargura. Oh pelo menos uma vez não “sentia” nada. Senão talvez a perplexidade diante da liberdade da bordadeira pobre. Senão talvez um sentimento de espera. A liberdade. 

(Clarice Lispector. Os melhores contos de Clarice Lispector, 1996.)

O emprego do adjetivo “sensível” como substantivo, no título do texto, revela a intenção de

a

ironizar a ideia de sentimento, então destituído de subjetividades e ambiguidades na expressão da senhora.

b

priorizar os aspectos relacionados aos sentimentos, como conteúdo temático do conto e expressão do que vive a senhora.

c

explorar a ideia de liberdade em uma narrativa em que o efeito de objetividade limita a expressão dos sentimentos da senhora.

d

traduzir a expressão comedida da senhora ante a vida e os sentimentos mais intensos, como na relação com a bordadeira.

e

dar relevância aos aspectos subjetivos das relações humanas, pondo em sintonia os pontos de vista da senhora e da bordadeira.

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Resposta
B

Resolução

No conto de Clarice Lispector, o título “A sensível” transforma o adjetivo “sensível” em substantivo para destacar a sensibilidade profunda que marca a vida interior da protagonista. A narrativa enfatiza como essa senhora, tomada por fortes sentimentos de compaixão e piedade, experimenta e manifesta essas sensações em seu cotidiano. Assim, tal escolha de Clarice sublinha o caráter humano e emocional da personagem, transformando-a em um arquétipo de sensibilidade – alguém que não apenas sente intensamente, mas que, por conta disso, perfaz a própria essência de sua existência. Ao longo do texto, a ênfase recai justamente sobre suas reações emocionais, o que confirma a opção por privilegiar o universo dos sentimentos na composição do conto. Essa interpretação justifica a resposta correta: a alternativa (B).

Dicas

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Releia como a personagem experimenta os sentimentos de piedade e empatia.
Observe a relevância do adjetivo 'sensível' para a construção do enredo.
Perceba como a vida interior da protagonista molda o sentido do texto.

Erros Comuns

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Focar em apenas um aspecto do texto sem relacionar o título à construção temática proposta pelo enredo.
Achar que há ironia apenas por se utilizar um adjetivo como substantivo, sem investigar o teor do texto.
Relacionar a liberdade da bordadeira como foco principal, ignorando o aspecto emocional da senhora.
Revisão
Clarice Lispector é conhecida por explorar intensamente o universo introspectivo das personagens, focando em seus estados de alma, desejos, angústias e sensibilidades. O uso de um adjetivo como substantivo ressalta a força desse aspecto na narrativa, ao tratar “sensível” como uma espécie de condição ou identidade pessoal. Em termos de análise literária, é importante atentar para como a autora constrói o fluxo de consciência e emprega a subjetividade para conduzir o enredo.
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