A seleção de pessoas é um processo de comparação entre duas variáveis: comparar o perfil do candidato (que se identifica por meio das técnicas de seleção) com o que é exigido para o cargo (essas informações virão da análise e descrição do cargo). São técnicas de seleção: entrevista de seleção, provas de conhecimento/ capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnica de simulação. Diante do exposto, é correto afirmar que se entende por testes psicométricos a seguinte conduta:
simular situações que procuram passar do tratamento individual e isolado para o tratamento em grupos e do método exclusivamente verbal ou de execução para a ação social.
analisar os diversos traços de personalidade, sejam eles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).
identificar e avaliar potenciais riscos por meio de falhas e condições inseguras ocorridas anteriormente no sistema, processo ou planta que podem contribuir para a ocorrência de acidentes reais ou potenciais.
analisar o repertório do candidato, as situações vividas por ele, que sejam próximas, similares às que ele provavelmente viverá na posição para a qual será contratado, em que são solicitadas aos candidatos situações vividas e suas reações.
analisar amostras de comportamento humano, examinando-as sob escalas padronizadas e comparando-as com padrões baseados em pesquisas estáticas, ou seja, com os resultados de outros que já fizeram o mesmo teste, dando referência para medir novos resultados.