A segunda lei da Termodinâmica, em linhas gerais, nos diz que a entropia de um sistema isolado tende a aumentar a partir de uma mudança espontânea, ou seja, o universo procura estados de maior entropia. Ainda dentro da segunda lei, há uma relação direta entre a entropia e a energia livre de Gibbs. Dessa forma, quando o processo é
exotérmico (ΔHsistema < 0) e a entropia do sistema aumenta (ΔSsistema > 0), o sinal de ΔGsistema é negativo para todas as temperaturas. Assim, o processo é sempre espontâneo.
endotérmico (ΔHsistema > 0) e a entropia do sistema aumenta (ΔSsistema > 0), o sinal de ΔGsistema é negativo para todas as temperaturas. Assim, o processo é sempre não-espontâneo.
exotérmico (ΔHsistema < 0) e a entropia do sistema aumenta (ΔSsistema > 0), o sinal de ΔGsistema é positivo para todas as temperaturas. Assim, o processo é sempre não-espontâneo.
endotérmico (ΔHsistema > 0) e a entropia do sistema diminui (ΔSsistema < 0), o sinal de ΔGsistema é positivo para todas as temperaturas. Assim, o processo é sempre espontâneo.