A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República informou nesta quinta-feira que 35 milhões de brasileiros ascenderam nos últimos dez anos à classe média, composta atualmente por 104 milhões de pessoas, o que corresponde a 53% do total da população. O estudo classificou como de classe média as famílias com renda per capita entre R\$ 291,00 e R\$ 1.019,00 por mês.
(Adaptado de: Exame.com 20 set. 2012. Disponível em: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/35-milhoes-de-pessoasascenderam-a-classe-media. Acesso em: 18 abr. 2014.)
Pelo menos metade das famílias que moram em favelas e ocupações no Brasil pertence à nova classe média, segundo levantamento do G1 com base em dados sobre renda do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números apontam ainda que quase 5% dessa fatia da população estaria na classe alta.
(G1. Economia. 1 out. 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/10/nova-classe-media-inclui-ao-menos50-das-familias-em-favelas-do-pais.html. Acesso em: 18 abr. 2014.)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de classe social aplicado no estudo em tela.
A classe social é considerada com base na capacidade de consumo dos indivíduos e das famílias, via mercado, em conformidade com o sentido dado por Karl Marx à noção de classe social.
Classe média corresponde a um conjunto de atributos culturais, padrões de consumo, comportamento, costumes, valores e práticas culturais que pretendem demarcar as distinções entre os grupos sociais.
Classe média envolve a classificação de indivíduos com situação econômica estável e independência em relação aos serviços prestados pelo Estado, sendo estes focados na população em situação de pobreza.
Entende-se classe social no sentido marxiano do termo, isto é, são definidas com base nas relações sociais de produção e separam os proprietários dos meios de produção dos proprietários da força-de-trabalho.
Entende-se classe social no sentido weberiano, isto é, refere-se à estratificação social formada na ordem econômica e considera a situação de classe equivalente à situação de mercado.