UNICENTRO 2015/1

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República informou nesta quinta-feira que 35 milhões de brasileiros ascenderam nos últimos dez anos à classe média, composta atualmente por 104 milhões de pessoas, o que corresponde a 53% do total da população. O estudo classificou como de classe média as famílias com renda per capita entre R\$ 291,00 e R\$ 1.019,00 por mês.

(Adaptado de: Exame.com 20 set. 2012. Disponível em: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/35-milhoes-de-pessoasascenderam-a-classe-media. Acesso em: 18 abr. 2014.)

 

Pelo menos metade das famílias que moram em favelas e ocupações no Brasil pertence à nova classe média, segundo levantamento do G1 com base em dados sobre renda do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números apontam ainda que quase 5% dessa fatia da população estaria na classe alta.

(G1. Economia. 1 out. 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/10/nova-classe-media-inclui-ao-menos50-das-familias-em-favelas-do-pais.html. Acesso em: 18 abr. 2014.)

Com base no confronto entre os dois textos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as contradições presentes na mensuração das classes sociais no Brasil.

a

Essa classificação de classes sociais adota baixos recortes de renda e gera uma sobreposição entre condições precárias de vida e classe média, a exemplo da presença desse estrato social nas favelas.

b

A boa infraestrutura urbana tornou-se uma realidade nas favelas e ocupações no Brasil, motivo pelo qual metade das famílias que vivem nessas áreas são pertencentes à classe média.

c

A classificação de classe média adotada pelo governo brasileiro leva em consideração as condições gerais de vida da população, incluindo o acesso aos serviços públicos de qualidade e aos bens culturais e educacionais. 

d

A mobilidade social ascendente no Brasil, juntamente com a melhoria da infraestrutura urbana, tem produzido o deslocamento de populações pertencentes à classe média de outras áreas para as favelas e ocupações. 

e

O crescimento das camadas médias reflete-se em uma escala social igualitária e se expressa nas favelas brasileiras, e seus ganhos sociais podem ser constatados pela redução das famílias beneficiárias dos programas sociais federais.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar