A rua do Caloca
Bendito o bairro em que os meninos ainda podem jogar futebol pelas calçadas. Ipanema, as ruas amenas de Ipanema estão sempre cheias de meninos a chutar bolas. Hoje de manhã, mesmo, passei por dois garotinhos, um de seis anos, outro de três, no máximo: o maior ensinava, pacientemente, o menor a chutar com o peito do pé e, ontem, a turma da Rua Barão de Jaguaribe enfrentou o time da Rua Redentor.
Quando estou folgado, subo e desço as ruas da vizinhança, olhando os meninos no futebol: são vinte, trinta de cada lado, todos garotinhos abaixo de dez anos, ardendo na pelada que nunca tem hora para acabar; não há muito rigor contra a violência e só uma regra é respeitada − a mão na bola. Tocou o dedo na bola, falta, “quem cobra sou eu” e forma-se um bolinho em volta da bola, parece cobrança de pênalti no Maracanã.
De quando em quando, um automóvel interrompe a partida de futebol, mas invariavelmente os motoristas têm o carinho de reduzir a marcha a uma velocidade que não ponha em risco a vida das crianças e que, por outro lado, lhes permita desfrutar, ainda que como espectadores, das emoções da pelada.
Das ruas, a mais encantadora, sem desmerecer as outras, é a Redentor, que eu saúdo como a rua do time do Caloca. Pena é que, numa das esquinas, more uma senhora estranha ao clima espiritual deste bairro, onde as meninas brincam de cantigas de roda e os meninos de jogar futebol.
Se eu fosse alguma coisa neste país, já teria corrido de Ipanema aquela mulher rabugenta, que, na presença de vinte meninos, furou a bola deles com uma tesoura e, depois, cortou em pedacinhos. Só porque uma rebatida imprecisa do Diguinho jogou a bola contra a casa dela.
Era uma bonita bola, rosada, Seleção de Ouro, que os meninos tinham comprado em uma vaquinha por novecentos cruzeiros.
(NOGUEIRA, Armando. Na grande área. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1966. Adaptado)
Assinale a alternativa em que as duas expressões em destaque são adjuntos adverbiais de lugar.
... as ruas amenas de Ipanema estão sempre cheias de meninos... ... parece cobrança de pênalti no Maracanã.
... os meninos ainda podem jogar futebol pelas calçadas. ... forma-se um bolinho em volta da bola...
Pena é que, numa das esquinas, more uma senhora... ... ontem, a turma da Rua Barão de Jaguaribe enfrentou...
Se eu fosse alguma coisa neste país... ... que eu saúdo como a rua do time do Caloca.
Quando estou folgado, subo e desço as ruas da vizinhança... ... já teria corrido de Ipanema aquela mulher rabugenta...