A rigidez que a superfície da Terra apresenta é apenas aparente. Na realidade, a estrutura sólida, sustentáculo das ações humanas, tem uma dinâmica que faz com que ela se modifique permanentemente. Tal dinâmica não é facilmente perceptível pelo homem em face da baixa velocidade de movimentação.
(ROSS, 2000, p. 17).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as principais formas e estruturas do globo terrestre (gênese e evolução), é correto afirmar:
As maiores cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheira dos Andes, os Alpes, o Himalaia, os Atlas e as Montanhas Rochosas, dentre outras, possuem grande longevidade, pois datam da Era Primária.
As formas da superfície da Terra podem ser explicadas pela ação de sua dinâmica interna, também conhecida como forças endógenas, e pelas forças externas ou exógenas.
A maior parte do território brasileiro possui altitudes modestas, predominando as planícies, que se estendem da região Amazônica até o sul do país, passando pelo Pantanal.
As bacias sedimentares brasileiras sempre formam planícies, como a bacia sedimentar do Paraná.
As províncias geológicas existentes na superfície da Terra são encontradas no Brasil, representadas pelos escudos cristalinos, pelas bacias sedimentares e pelos dobramentos da Era Terciária.