Unaerp 2014/2

“A Revolução Francesa, o surgimento da figura de Napoleão Bonaparte e o desenrolar da guerra europeia decorrente desses dois fenômenos conjugados foram os principais desafios ao sistema de equilíbrio europeu que caracterizou as relações internacionais nos séculos XVII e XVIII. Com a expansão francesa, a Europa conheceu o extremo das pretensões hegemônicas, mas não se deve relevar o fato de que em alguma medida e por algum tempo a expansão dos ideais revolucionários respondia às aspirações sociais e políticas de povos europeus – era, portanto, necessário também conter as ideias revolucionárias que ganharam fôlego na era napoleônica.”
LESSA, Antônio Carlos. História das Relações Internacionais: a Pax Britannica e o mundo do século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005, p.53. Adaptado.

 

A fim de controlar as ideias revolucionárias e as pretensões hegemônicas entre 1814 e 1815,

a

Inglaterra, Prússia, Alemanha, França e Portugal constituíram uma força militar multinacional que, por meio do princípio do equilíbrio europeu e da legitimidade, pretendia restaurar a dinastia Bourbon na Espanha dominada por José Bonaparte.

b

França, Prússia, Império Austríaco e Espanha, a pedido de Portugal, organizaram a Santa Aliança, que, fundamentada no princípio da legitimidade e na força armada, pretendia abafar a Revolução Liberal do Porto e restabelecer o Estado absoluto lusitano.

c

Império Austríaco, Inglaterra, Prússia, Rússia e Itália concordaram, por meio do Tratado de Fontainebleu, que, em função do princípio da legitimidade, o rei francês deveria pagar uma indenização de dois milhões de francos aos ingleses pela derrota na Batalha de Waterloo.

d

Império Austríaco, Inglaterra, Prússia, Rússia e França aderiram ao princípio da legitimidade e do equilíbrio europeu na medida em que definiram que, a partir do Tratado de Elba, a partilha colonial estaria subordinada à vontade soberana dos países africanos e asiáticos com os quais os Estados europeus queriam comercializar.

e

Império Austríaco, Inglaterra, Prússia, Rússia e França se reuniram no chamado Congresso de Viena e, por meio do Pacto da Santa Aliança, firmaram um compromisso de caráter conservador que pretendia exercitar o principio da legitimidade dinástica e o direito de intervenção territorial a fim de recuperar territórios perdidos com o avanço dos ideais revolucionários.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar