A Revolução Francesa legou para o mundo ocidental todo um universo conceitual que até hoje é utilizado nas análises políticas. Termos como “direita”, “esquerda”, “radical”, por exemplo, são expressões surgidas no calor dos acontecimentos de 1789 e que permaneceram como categorias no dicionário político do ocidente. No Brasil, esses termos não tiveram a mesma força no Período Imperial e na República. A característica marcante da política brasileira até a Ditadura Militar de 1964 foi a alternância de governos mais ou menos conservadores, que governaram com uma oposição limitada. Grupos de esquerda, como o Partido Comunista, viveram boa parte da sua vida política na clandestinidade. Com a redemocratização da década de 80, o embate entre Direita e Esquerda se evidenciou de forma clara nas eleições de 1989. A respeito desse período, considere as seguintes afirmativas:
I – Na virada dos anos 80 para 90 do século XX, o mundo observou, atônito, a Queda do Muro de Berlim, a desintegração da URSS e a Guerra do Golfo, instaurando uma nova ordem mundial.
II – Nas eleições brasileiras de 1989, tanto Lula como Collor assumiram um discurso radical, prometendo mudanças no modelo direitista que marcara a política nacional, acenando para transformações à esquerda, como a Reforma Agrária e a nacionalização da Petrobrás.
III – No Rio Grande do Sul, o PT, partido claramente de esquerda na época, teve vitórias políticas expressivas, como a eleição de Olivio Dutra em 1988 para a prefeitura de Porto Alegre.
Assinale a alternativa correta.