ENEM 2009 (prova vazada)

  A Revolução Cubana veio demonstrar que os negros estão muito mais preparados do que se pode supor para ascender socialmente. Com efeito, alguns anos de escolaridade francamente aberta e de estímulo à autossuperação aumentaram, rapidamente, o contingente de negros que alçaram aos postos mais altos do governo, da sociedade e da cultura cubana. Simultaneamente, toda a parcela negra da população, liberada da discriminação e do racismo, confraternizou com os outros componentes da sociedade, aprofundando o grau de solidariedade.
   Tudo isso de mostra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém, porque à opressão do negro condenado à dignidade de lutador da liberdade corres ponde o opróbrio do branco posto no papel de opressor dentro de sua própria sociedade.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Campanhia das Letras. 1999 (adaptado).
Segundo Darcy Ribeiro, a ascensão social dos negros cubanos, resultado de uma educação inclusiva, com estímulos à autossuperação, demonstra que
a

a democracia racial está desvinculada da democracia social.

b

o acesso ao ensino pode ser entendido como um fator de pouca importância na estruturação de uma sociedade.

c

a questão racial mostra-se irrelevante no caso das políticas educacionais do governo cubano.

d

as políticas educacionais da Revolução Cubana adotaram uma perspectiva racial antidiscriminatória.

e

os quadros governamentais em Cuba estiveram fechados aos processos de inclusão social da população negra.

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Resposta
D
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para identificar o que a ascensão social dos negros cubanos demonstra, segundo a perspectiva de Darcy Ribeiro apresentada no texto.

  1. Leitura e Compreensão do Texto: O primeiro passo é ler atentamente o trecho de Darcy Ribeiro. Ele argumenta que a Revolução Cubana permitiu a ascensão social dos negros através de "escolaridade francamente aberta" e "estímulo à autossuperação". Isso levou negros a altos postos no governo, sociedade e cultura. Ribeiro também menciona que a população negra foi "liberada da discriminação e do racismo", promovendo a confraternização e solidariedade.
  2. Identificação da Conclusão de Ribeiro: O autor conclui explicitamente: "Tudo isso de mostra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social." Ele reforça que "Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém".
  3. Análise do Comando da Questão: O comando foca no que a ascensão social dos negros cubanos (resultado da educação inclusiva e estímulo) demonstra, segundo o autor.
  4. Avaliação das Alternativas:
    • A: Afirma que a democracia racial está desvinculada da social. O texto diz o oposto: "só é praticável conjuntamente com a democracia social". Incorreta.
    • B: Sugere que o acesso ao ensino tem pouca importância. O texto atribui diretamente a ascensão dos negros à "escolaridade francamente aberta" e ao "estímulo à autossuperação". Incorreta.
    • C: Diz que a questão racial é irrelevante nas políticas educacionais cubanas. O texto enfatiza que a população negra foi "liberada da discriminação e do racismo" e que a educação aberta permitiu sua ascensão, mostrando que a questão racial foi central e abordada de forma a combatê-la. Incorreta.
    • D: Afirma que as políticas educacionais adotaram uma perspectiva racial antidiscriminatória. Isso está alinhado com a ideia de "escolaridade francamente aberta" e a liberação "da discriminação e do racismo" que permitiram a ascensão negra. Correta.
    • E: Diz que os quadros governamentais estavam fechados à inclusão negra. O texto afirma o contrário: "aumentaram, rapidamente, o contingente de negros que alçaram aos postos mais altos do governo". Incorreta.
  5. Conclusão Final: A alternativa D é a única que reflete corretamente a análise de Darcy Ribeiro sobre o impacto das políticas educacionais pós-revolução em Cuba na população negra, conforme descrito no texto. Essas políticas, ao serem abertas e combaterem a discriminação, permitiram a ascensão social desse grupo.

Dicas

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Releia a conclusão de Darcy Ribeiro no segundo parágrafo sobre a relação entre democracia racial e social.
Identifique no primeiro parágrafo qual fator o autor aponta como causa da ascensão social dos negros cubanos.
Preste atenção às passagens que mencionam discriminação e racismo.

Erros Comuns

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Interpretar que a possibilidade de democracia racial significa que ela independe da democracia social (erro que leva à alternativa A).
Não perceber a ênfase dada pelo autor à educação como motor da ascensão social (erro que leva à alternativa B).
Confundir o sucesso da política em integrar os negros com a ideia de que a questão racial se tornou irrelevante (erro que leva à alternativa C).
Ler rapidamente e não notar a afirmação explícita sobre negros alcançando altos postos no governo (erro que leva à alternativa E).
Basear-se em conhecimentos prévios ou opiniões sobre a Revolução Cubana em vez de se ater estritamente ao argumento de Darcy Ribeiro no texto fornecido.
Revisão

Para resolver esta questão, é útil compreender:

  • Democracia Racial: Ideal de convivência harmoniosa e igualitária entre diferentes grupos raciais em uma sociedade, sem preconceito ou discriminação. No Brasil, é um conceito frequentemente debatido e criticado por mascarar o racismo existente. Darcy Ribeiro, no texto, sugere que ela só é viável se acompanhada de igualdade social.
  • Democracia Social: Conceito que vai além da democracia política (voto, representação), englobando a garantia de direitos sociais básicos (educação, saúde, trabalho, moradia) e a busca por maior igualdade de oportunidades e redução das desigualdades socioeconômicas para todos os cidadãos.
  • Interpretação de Texto: Habilidade de ler, compreender as ideias principais, os argumentos do autor, as relações entre as partes do texto e identificar a conclusão ou tese defendida.
  • Contexto da Revolução Cubana (Básico): Entender que a Revolução Cubana (1959) implementou profundas mudanças sociais, incluindo políticas educacionais e de combate a desigualdades, que são o pano de fundo para a análise de Ribeiro.
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