A Revolta dos Malês, ocorrida na cidade de Salvador, em 1835, pode ser compreendida como um conflito que irrompeu oposição contra duas práticas comuns da doutrina colonial portuguesa: a escravidão e a intolerância religiosa. Essa revolta se destacou por ter motivação religiosa, sendo levada a cabo por escravos de religião islâmica, os chamados malês, que diferiam dos escravos tradicionalmente trazidos ao Brasil.
http://brasilescola.uol.com.br/historiab/revolta-males.htm
A respeito da Revolta dos Malês, é incorreto afirmar que:
distingue-se das demais pelo envolvimento predominante de africanos e de africanas que professavam a religião muçulmana.
entre os ideais defendidos pelos maleses está o processo de africanização de Salvador por meio do extermínio de brancos e mulatos.
a delação do movimento de rebelião feita por dois negros libertos acionou um conflito entre as tropas imperiais e os negros malês.
foi um levante sem direção, um espasmo social, produto do desespero, pois a Bahia malê não seria uma nação africana dentro do novo império e sim uma revolta que buscava o regresso ao continente africano.
muitos dos revoltosos sabiam ler e escrever, qualidade rara naquele momento, em que somente os brancos tinham acesso ao conhecimento.