“A Ressonância Magnética é um método não invasivo capaz de proporcionar um avançado diagnóstico em diferentes partes do corpo. Executado em aparelho com alta tecnologia, utiliza um intenso campo magnético para gerar as imagens. É um simples exame e que não emite radiação ionizante, preservando assim a saúde do paciente. Não apresenta contraindicações, exceto para portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e outros) que possam sofrer indução eletromagnética”.
{adaptado de http://www.cedav.com.br/exames.php?exa=0}
Em relação ao fenômeno da indução eletromagnética assinale a única alternativa errada:
Um campo magnético variável induz num condutor uma força eletromotriz gerando uma corrente elétrica, podendo pelo efeito Joule gerar calor.
O fenômeno surge quando um ímã se aproxima de uma espira ou vice-versa e de acordo com a Lei de Faraday uma corrente induzida surgirá na espira.
O fenômeno está diretamente relacionado à variação do fluxo de campo magnético e, de acordo com a Lei de Lenz, uma corrente induzida surge no sentido de se opor a essa variação de fluxo.
Caso tenhamos duas espiras em repouso, próximas uma da outra, a variação da corrente em uma delas gerará uma corrente induzida na outra.
O fenômeno se deve à existência de cargas magnéticas que induzem nos condutores correntes elétricas, mostrando que eletricidade e magnetismo são áreas relacionadas.