A respiração aeróbica é um processo metabólico de obtenção de energia que envolve uma série de processos bioquímicos que consomem oxigênio. A respiração aeróbica é muito mais eficiente, na produção de energia, que as diferentes modalidades de fermentação, o que parece ser uma das razões que possibilitaram a evolução de seres vivos tão complexos. Todavia, a respiração aeróbica não é um processo simples, incluindo várias etapas até, finalmente, liberar energia para os organismos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas que constituem a respiração aeróbica.
1. quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico com enzimas e moléculas de NAD, resultando em duas moléculas de ATP; 2. o ácido pirúvico entra na mitocôndria e passa por uma série de reações que resultam em moléculas de ATP; 3. etapa metabólica responsável pela maior parte da energia na respiração aeróbica, inclui a transferência de elétrons dos hidrogênios formando moléculas de água e de ATP.
1. produção de moléculas intermediárias complexas, como NAD, citocromos e coenzima Q que formam a cadeia de transporte de elétrons; 2. inclui diversas etapas oxidativas que fazem a desidrogenação das moléculas, liberando os elétrons para a cadeia respiratória; 3. sucessivas descarboxilações liberam energia e transferem elétrons para a cadeia transportadora de elétrons.
1. quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico com enzimas e moléculas de NAD, resultando em duas moléculas de ATP; 2. inclui diversas etapas oxidativas que fazem a desidrogenação das moléculas, liberando os elétrons para a cadeia respiratória; 3. ocorre na mitocôndria, onde se dá um ciclo de reações oxidativas que irão transformar carbonos em CO2.
1. o ácido pirúvico entra na mitocôndria e passa por uma série de reações que resultam em moléculas de ATP; 2. inclui diversas etapas oxidativas que fazem a desidrogenação das moléculas, liberando os elétrons para a cadeia respiratória; 3. produção de moléculas intermediárias complexas, como NAD, citocromos, e coenzima Q que formam a cadeia de transporte de elétrons.
1. produção de moléculas intermediárias complexas, como NAD, citocromos, e coenzima Q que formam a cadeia de transporte de elétrons; 2. ocorre na mitocôndria, em um ciclo de reações oxidativas que irá transformar carbonos em CO2; 3. inclui diversas etapas oxidativas que fazem a desidrogenação das moléculas, liberando os elétrons para a cadeia respiratória.