A respeito do conceito de justiça, assinale a alternativa correta.
Segundo São Tomás de Aquino, mesmo sendo injusta uma lei humana, deve ela ser sempre obedecida.
Para São Tomás de Aquino, a justiça natural tem como fundamento a própria existência na natureza.
Santo Agostinho reconhece a supremacia da lei divina, mas não deve ela influenciar a lei humana, fruto da criação legislativa, sendo instâncias separadas.
Santo Agostinho aceita a existência de vários conceitos de “justiça”, tendo em vista as peculiaridades das diversas sociedades.
Segundo Aristóteles, o conceito de justiça particular corretiva é aplicável aos indivíduos em situação de igualdade e é baseado no mérito dos indivíduos.
Para responder essa questão, é necessário conhecer as teorias de justiça de São Tomás de Aquino, Santo Agostinho e Aristóteles. São Tomás de Aquino, filósofo e teólogo da Idade Média, desenvolveu uma filosofia que integrava a razão humana à fé cristã, e ele atribuía grande importância à lei natural como fundamento da justiça. A alternativa correta reflete a ideia de que a lei natural é um princípio de justiça que existe por si mesmo na ordem da natureza.
Pense sobre a relação entre lei natural e lei humana na filosofia de São Tomás de Aquino.
Reflita sobre o papel da lei divina na visão de Santo Agostinho e como ela se relaciona com a lei humana.
Considere o conceito de justiça em filósofos da antiguidade como Aristóteles e compare com as ideias de justiça na Idade Média.
Confundir a lei natural com a lei humana.
Acreditar que Santo Agostinho propõe a separação total entre lei divina e humana.
Escolher uma opção relacionada a Aristóteles sem considerar o contexto da pergunta, que é sobre lei natural.
Justiça Natural: Conceito filosófico que defende a existência de direitos e princípios de justiça inerentes à natureza humana e independente das leis e costumes humanos.
Lei Divina: Princípios morais e éticos considerados provenientes de uma divindade, que guiam o comportamento humano.
Lei Humana: Conjunto de regras criadas pela sociedade para organizar a convivência entre as pessoas.