A respeito da abertura do rio Amazonas à navegação internacional, importante evento na história da diplomacia brasileira, assinale a opção correta.
Em contraposição ao papel agressivo dos países europeus, detentores de colônias na América do Sul, os Estados Unidos da América tiveram papel discreto na abertura do rio Amazonas à navegação internacional.
Os debates no parlamento brasileiro acerca da política empreendida para a navegação contribuíram para a abertura do rio Amazonas a todas as bandeiras.
O ato que instituiu a liberdade de navegação no rio Amazonas garantiu a sua abertura aos navios mercantes estrangeiros, mas os proibiu de acessar os rios Tocantins, Tapajós, Madeira e Negro.
Pressionado pelas sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos da América, o imperador Dom Pedro II decretou, em 1855, o ato de abertura do rio Amazonas à navegação internacional.
Com o objetivo de manter a soberania brasileira sobre os rios amazônicos, a diplomacia brasileira pautou-se, no período imperial, pelos princípios do Congresso de Viena, de cunho altamente protecionista no tocante à utilização mercantil de rios internacionais.