Secretaria da Educaçãodo Espírito Santo 2018

A Resolução CEE no 3.777/2014, que fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo, estabelece que o currículo do ensino médio será composto por áreas do conhecimento, desdobradas em componentes curriculares com os seguintes temas obrigatórios:


I. Educação alimentar e nutricional.

II. Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

III. Educação ambiental.

IV. Educação para o trânsito.

V. Educação em direitos humanos.


Está correto o que se afirma em


a

I, II, III, IV e V.

b

II, III, IV e V, apenas.

c

I, III, IV e V, apenas.

d

I, II e IV, apenas.

e

II, III e V, apenas.

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Resposta
A

Resolução

Para responder essa questão, é necessário verificar a veracidade de cada um dos temas listados como obrigatórios segundo a Resolução CEE nº 3.777/2014 do Estado do Espírito Santo. A partir da leitura do documento ou de conhecimentos prévios sobre legislações educacionais, pode-se confirmar que todos os temas listados são de fato obrigatórios no currículo do ensino médio.

Dicas

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Revise as diretrizes curriculares do Estado do Espírito Santo para o ensino médio.

Verifique se todos os temas listados são mencionados como obrigatórios na legislação educacional do estado.

Lembre-se de que o currículo do ensino médio costuma ser bastante abrangente, incorporando diversos temas transversais.

Erros Comuns

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Desconsiderar algum dos temas por achar que não é comum ou tradicional no currículo escolar.

Confundir temas transversais com disciplinas regulares, achando que não são obrigatórios.

Revisão

Em educação, as normas e leis estabelecem diretrizes que devem ser seguidas por sistemas de ensino e instituições educacionais. No Brasil, cada estado pode ter resoluções específicas que complementam a legislação federal e estabelecem diretrizes curriculares para as escolas.

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