A Resolução CEE no 3.777/2014, que fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo, estabelece que o currículo do ensino médio será composto por áreas do conhecimento, desdobradas em componentes curriculares com os seguintes temas obrigatórios:
I. Educação alimentar e nutricional.
II. Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.
III. Educação ambiental.
IV. Educação para o trânsito.
V. Educação em direitos humanos.
Está correto o que se afirma em
I, II, III, IV e V.
II, III, IV e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
Para responder essa questão, é necessário verificar a veracidade de cada um dos temas listados como obrigatórios segundo a Resolução CEE nº 3.777/2014 do Estado do Espírito Santo. A partir da leitura do documento ou de conhecimentos prévios sobre legislações educacionais, pode-se confirmar que todos os temas listados são de fato obrigatórios no currículo do ensino médio.
Revise as diretrizes curriculares do Estado do Espírito Santo para o ensino médio.
Verifique se todos os temas listados são mencionados como obrigatórios na legislação educacional do estado.
Lembre-se de que o currículo do ensino médio costuma ser bastante abrangente, incorporando diversos temas transversais.
Desconsiderar algum dos temas por achar que não é comum ou tradicional no currículo escolar.
Confundir temas transversais com disciplinas regulares, achando que não são obrigatórios.
Em educação, as normas e leis estabelecem diretrizes que devem ser seguidas por sistemas de ensino e instituições educacionais. No Brasil, cada estado pode ter resoluções específicas que complementam a legislação federal e estabelecem diretrizes curriculares para as escolas.