A resistência bacteriana a antibióticos ocorre, em muitos casos, porque seu uso, desconsiderando a dose e a frequência ideal, pode provocar a seleção artificial destes organismos, eliminando aqueles mais frágeis e/ou sem resistência natural ao fármaco.
Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/ estrategiasensino/antibioticos-resistencia-bacteriana.html#:~:text=A%20resist%C 3%AAncia%20bacteriana%20a%20antibi%C3%B3ticos,sem%20resist% C3%AAncia%20natural%20ao%20f%C3%A1rmaco. Acesso em: mai. 2022.
Utilizando os seus conhecimentos sobre as teorias de evolução, e traçando paralelos com o texto referenciado acima assinale a alternativa correta.
O virus SARS-CoV-2 pode ter passado por um processo similar ao descrito acima para bactérias considerando o aumento de sua habilidade em escapar da imunidade ao longo do surgimento das variantes
Bactérias deuterostomadas são um grupo importante para formação de metazoários que toleram bem antibióticos.
O vírus SARS-CoV-2 e suas variantes tendem a desaparecer da espécie humana depois que todas as pessoas entrarem em contato com esse vírus.
A COVID-19 não é uma doença tropical, tendo surgido na china em Wuhan que é uma cidade de clima temperado. Portanto o vírus não tolera o calor dos países entre os trópicos, tornando-se uma doença de difícil disseminação no Brasil.
Bactérias tendem a desenvolver continuamente novos genes de resistência induzidas pela exposição das mesmas aos antibióticos